O FUNDADOR

Após se formar na Faculdade Católica de Direito de Santos, Frederico Vaz Pacheco de Castro estava decidido que sua missão seria a advocacia. Talentoso, obstinado e, ao mesmo tempo, esperançoso quanto aos rumos da profissão, fundou em 1966 a Advocacia Pacheco de Castro. Pós-graduado em Direito Administrativo e Direito Processual Civil pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Dr. Pacheco como passou a ser conhecido, firmou-se como um advogado em sua essência, comprometido com a função a partir de seus princípios éticos e, acima de tudo, um cidadão consciente do papel que representava para a sociedade. Paralelamente, por quase duas décadas, ocupou diversos cargos como Procurador do Município de Santos – alçando o mais alto patamar como Chefe da Procuradoria Geral – e Superintendente da Caixa de Pecúlios e Pensões dos Servidores Municipais de Santos.

Foram inúmeros clientes conquistados e participação em incontáveis demandas assumidas pela sua banca de advocacia – que, em meados dos anos 1990, passou a contar também com a atuação profissional das filhas, Luciana e Fernanda – consolidando sua reputação no mercado.

Referência para os colegas, também foi Presidente da Associação dos Advogados de Santos, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP e Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil por diversos biênios.

Na vida acadêmica, lecionou Direito Administrativo, Tributário e Comercial em duas universidades da cidade, UniSantos e Unimes, inspirando centenas de jovens que almejavam trilhar o mesmo caminho.

Foram 50 anos de absoluto empenho, profissionalismo, dignidade e lições de respeito ao próximo, traduzidas também em sua atuação marcante no Rotary Clube de Santos e outras tantas instituições de benemerência.

Um legado cuja continuidade, para nós, que hoje representamos a Advocacia Pacheco de Castro, significa imensos desafios e responsabilidades, mas também orgulho.

Mas, principalmente, como uma grata oportunidade de retribuição.